quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reciclagem de óleo de cozinha


Um simples, mas errado ato pode e muito contribuir com a degradação do meio ambiente. O despejo do óleo de cozinha usado no ralo ou no tanque causa sérios danos ao planeta.

Quando descartado na pia, o óleo de cozinha além de entupir o ralo, desce pela rede de esgoto e pode alcançar rios e mares. Além disso, quando esse produto entra em contato com mananciais hídricos, cria uma camada em cima da água que impede a penetração da luz solar e causa a morte de peixes e plantas aquáticas.

O óleo pode também ir parar no solo e causar enchentes, além de liberar gás metano que em contato com o sol, propicia a chuva ácida.

Neste caso, onde descartar de forma correta o óleo vegetal?

Despejo correto do óleo vegetal usado

Vamos fazer a nossa parte para evitar que o óleo de cozinha seja lançado na rede de esgoto. Já pensou em reciclar e fazer barras de sabão a partir do óleo usado? Além de economizar, você contribui com o planeta. Confira o passo a passo da reciclagem!

Como reciclar óleo de cozinha

Para fazer as barras de sabão você vai precisar dos seguintes materiais:

Balde para diluir a soda cáustica;
5 litros de óleo de cozinha usado;
2 litros de água fervente;
2 ml de amaciante;
1 kg de soda cáustica em escama (encontrada em supermercados ou em casas de materiais para construção);
Luvas para proteção;
Colher de madeira para mexer;
Forma quadrada.
Modo de preparo
Coloque as luvas e em seguida despeje a soda em escamas no fundo do balde, mas tome todo o cuidado, a soda pode causar queimaduras. Depois disso coloque água fervente e mexa até diluir as escamas por completo.

Adicione o óleo e mexa, depois acrescente o amaciante e mexa novamente.
Coloque a mistura numa forma e espere secar (o processo de secagem leva em torno de 4 a 6 horas). Depois de seco, corte o sabão em barras e pronto! Já pode ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário