quinta-feira, 19 de abril de 2012

NOSSOS BOSQUES TÊM MAIS VIDA? ARCO VERDE CELEBRA O DIA DA TERRA

Por Lucas Batista

O dia 22 de abril é o Dia Internacional da Terra, uma data instituída na década de 1970 nos EUA pelo Senador Gaylord Nelson, que organizou um protesto nacional contra a poluição advinda das intensas atividades industriais desse país, em meio ao recente movimento ambientalista.
A partir de 1992, com a conferência da ONU no Rio de Janeiro (Rio 92), a data foi oficializada pelos quase 180 países membros dessa organização. O objetivo foi criar uma data para refletir sobre as consequências da espacialização humana na Terra, que a partir da Era Industrial1780 até o presenteimpactou de forma negativa os Biomas e Ecossistemas, o que causou transformações radicais na paisagem natural e extinção de diversas espécies da fauna e flora.
Mas a História Natural da Terra antecede e muito a existência dos seres vivos. Cientistas das Geociências calcularam a idade do Planeta que, segundo eles, tem em torno de 4,5 bilhões de anos. No início, formada por rochas incandescentes em estado pastosoassim como a lava vulcânicaa Terra estava muito longe de possuir as características necessárias para desenvolver a vida.

Figura 1: Representação artística da Terra primitiva.
Fonte: Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Esfriando lentamente, da superfície para o centro, foi adquirindo aos poucos os aspectos atuais, passando por turbulentos estágios de transformação de suas características naturais ao formar os continentes e os oceanos.
A vida foi o resultado de um longo processo evolutivo que se iniciou a 3,5 bilhões de anos, com os seres unicelulares que se desenvolveram até formar todas as espécies do Planeta que existem atualmente. O Homem, o homo sapiens sapiens, passou a existir a 250 mil anos, graças a sua capacidade de produzir, por meio do trabalho, muitas ferramentas para extrair da natureza os produtos necessários para sua reprodução ao longo da história.
Figura 2: Ecossistema Tropical. Imagem do documentário "Home".
Fonte: nenhumapoesia.blogspot.com.br.

Esse é o elo do Homem com a Terra: o Planeta fornece os bens necessários para o ser humano transformá-los e assim garantir sua existência e perpetuar a espécie. Por isso a necessidade de refletir sobre o perigoso destino que estamos dando a nós mesmos e, além da reflexão abstrata, realizar ações práticas para prolongar a vida dos Biomas e Ecossistemas, sem os quais a vida tornar-se-á impossível.
Devemos defender a Terra não somente por causa dela, que existia muito tempo antes dos seres vivos e continuará aqui mesmo sem eles caso, por exemplo, os efeitos climáticos continuarem a aquecer sobremaneira a crosta terrestre. Proteger a Terra é um ato de defesa da vida de todos os seres vivos, pois as condições ambientais mais propícias a vida estão entrando em colapso devido a exaustão dos recursos naturais.
Figura 3: Queimada na Amazônia. Fonte: sosriosdobrasil.blogspot.com.br.

Pensando em celebrar o dia da Terra, a empresa Arco Verde Meio Ambiente inicia em São José do Rio Preto, no dia 22 de abril, uma campanha de divulgação de ações e atitudes sustentáveis perante o Planeta com a finalidade de levar a comunidade a refletir melhor sobre sua condição de ser vivo que faz parte de um organismo bem mais complexo e diverso e que sem ele a vida não é possível.

Referências Bibliográficas:

TAIOLI & TEIXEIRA (et all) Decifrando a Terra. Ed. Nacional, SP. 2a Edição.

MORAES, J. Q. O Humanismo e o Homo Sapiens. Artigo: Revista Crítica Marxista, UNICAMP. Disponível: http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/critica21-A-moraes.pdf Acesso: 18/04/12, 15:29:01.

STEINER, J. E. A Origem do Universo. Artigo: Revista Scielo. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/20.pdf Acesso: 18/04/12, 15:31:50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário