O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira a menor taxa anual de desmatamento na Amazônia registrada desde o início das medições pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1988. Segundo os dados, foram desmatados 4.656 quilômetros quadrados de floresta na Amazônia Legal no período de 2011-2012.
Os números são estimados pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes) do Inpe, e se referem ao período que vai de agosto de 2011 a julho de 2012. Eles demostram que houve uma queda de 27% em relação ao mesmo período anterior, quando o desmatamento foi de 6.418 quilômetros quadrados.
O levantamento feito pelo Inpe computa como desmatamento as áreas onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal – o chamado corte raso. Os dados ainda são estimados, e o resultado final sai em meados de 2013.
Por estado — Dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal, apenas três apresentaram aumento nas taxas de desmatamento. Tocantins registrou crescimento de 33%, Amazonas, 29%, e Acre, 10%. No Amapá, onde houve a maior queda, o desmatamento caiu 53%.
O Pará ainda é o estado que mais desmata, sendo responsável por 1.699 quilômetros quadrados de florestas perdidas. A taxa, no entanto, representa uma queda de 44% em relação ao ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário